TUDO É MARKETING

O Pós-vendas e a fidelidade do seu cliente!

Diante de tantas ofertas de produtos e serviços fica difícil manter um cliente fiel à uma marca. No mundo digital, o seu público tem acesso diariamente a milhares de empresas “iguais” à sua.

É necessário um esforço muito maior para fidelizar um cliente, visto que ele pode se sentir atraído pelo seu produto ou serviço e comprá-lo por impulso ou por circunstâncias, porém, diante de tantas opções, ele só voltará a comprar com você, se a sua empresa tiver algo que o encante.

Para o consumidor, um dos fatores mais importantes para se identificar com a marca, é sentir que a mesma se preocupa com ele e está disposta a oferecer-lhe o melhor, por isso, o pós-vendas é decisivo para manter um cliente fiel à sua empresa.

O pós-vendas é a ação realizada depois que o cliente adquire seu produto ou serviço, é uma “manutenção”, tanto do bem tangível ou intangível que ele adquiriu, quanto da relação empresa-cliente. Essa prática, mostra para o seu cliente que ele não foi “abandonado” por você depois da compra, ou seja, ele não foi importante só para lhe dar o lucro naquele momento, mas você se importa com ele e quer saber se suas necessidades foram atendidas. Além disso, com o pós-vendas você já consegue receber um feedbeck dos seus clientes e identificar quais aspectos devem ser melhorados.

Existem inúmeras maneiras simples e baratas de realizar um pós-vendas, porém exige tempo e dedicação. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, escolha um dia da semana ou do mês para entrar em contato com os clientes que compraram com você nesse período. Pode ser por e-mail, telefone, whatsapp.. pergunte o que achou da peça de roupa – mencione o nome da pessoa e o produto que comprou, para mostrar que ele não é “qualquer um”, mas você sabe de quem se trata, pergunte se serviu, etc.
Depois, questione sobre o atendimento e o que você pode melhorar.
Cuidado para não fazer um “questionário”, são perguntas rápidas e somente as mais importantes de acordo com o seu negócio.
O mais importante é não demonstrar que você está entrando em contato apenas para obter um feedbeck sobre a sua empresa, mas sim que você realmente se preocupa em saber se o produto ou serviço que ele adquiriu trouxe benefícios e uma boa experiência para ele.

Um pós-vendas bem feito pode inclusive converter uma experiência ruim. Se o cliente saiu da sua empresa insatisfeito com algum aspecto e recebe uma ligação sua, você consegue identificar o que deve ser melhorado e ainda deixá-lo satisfeito se a situação for revertida.

Então, se você ainda não realiza o pós-vendas na sua empresa, não perca mais tempo! Todo esforço que você realiza para conquistar um cliente, deve ser feito em dobro para mantê-lo, pois são os clientes satisfeitos que fazem o sucesso da sua marca!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s