TUDO É MARKETING

Endomarketing: o marketing de dentro para fora!

Originado do termo grego Endus, que significa “para dentro”, o Endomarketing é, resumidamente, o marketing institucional interno, ou seja, ações de marketing voltadas para os colaboradores da empresa.

Uma frase conhecida já há bastante tempo no mundo do marketing, diz que a empresa precisa vender seu produto/serviço primeiramente para seus funcionários, pois somente se os colaboradores “comprarem a idéia” da empresa, eles fácil e naturalmente conseguirão conquistar o cliente.

Como exemplos de ações de endomarketing, podemos citar qualquer ação de reconhecimento profissional, eventos, prêmios, treinamentos, palestras, atividades com familiares, etc. A valorização da comunicação interna, meios de comunicação para informar e incluir os funcionários nos assuntos da empresa, também é endomarketing.  Em outras palavras, o papel do endomarketing é melhorar a relação empresa x funcionário, tornando o funcionário o principal cliente da empresa.

Realizar ações internas torna a equipe motivada, reduz turn over e automaticamente gera melhores resultados para as ações externas de marketing, visto que os “clientes internos” já foram conquistados pela empresa, possuem uma boa percepção sobre a marca e assim, a venderão facilmente para o público externo.

Nunca esqueça: O marketing deve começar de dentro pra fora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s